INTRANET

As empresas têm cada vez mais a necessidade de centralização das informações e métodos de comunicação interna para reduzir custos. A intranet possibilita tudo o que a própria internet dispõe. Porém a principal diferença entre ambas é que a intranet é restrita a um certo público. Há restrição de acesso, por exemplo, por uma empresa, ou seja, todos os colaboradores da empresa podem aceder a intranet com um nome de utilizador e senha devidamente especificados pela administração da empresa. 

A intranet ainda lhe possibilita a utilizar mais protocolos de comunicação, não somente o HTTP usado pela internet. Geralmente o acesso à intranet é feito em um servidor local numa rede local chamada de LAN sigla da língua inglesa que significa Local Area Network (rede de acesso local) instalada na própria empresa.

Definição:

A intranet é um espaço restrito a determinado público utilizado para compartilhamento de informações restritas. Geralmente utilizado em servidores locais instalados na empresa.

 

EXTRANET

A extranet seria uma extensão da intranet. Funciona igualmente como a intranet, porém a sua principal característica é a possibilidade de acesso via internet, ou seja, de qualquer lugar do mundo você pode aceder aos dados de sua empresa. A idéia de uma extranet é melhorar a comunicação entre os funcionários e parceiros além de acumular uma base de conhecimento que possa ajudar os funcionários a criar novas soluções.

 

Metodologia:

O desenho de intranets requer uma metodologia apropriada que contemple os processos de trabalho da Organização e a cultura da empresa. 

O êxito de uma intranet, assenta na competência de integração de sistemas, nomeadamente com aplicações de gestão documental, arquivo, correio electrónico e ERP’s. 

 

Benefícios:

Os seus benefícios abrangem uma diversidade de aplicações, entre as quais o suporte a processos de negócios, mecanismos de workflow, auto-desenvolvimento estruturado por tarefas, assim como o acesso a normas e procedimentos e as outras informações relacionadas com a empresa (contemplando o acesso restrito). 

São ainda vantagens o facto da sua construção assentar em standards abertos que possibilitam a integração com outros tipos de software instalados na empresa, a implementação num curto espaço de tempo e os baixos custos envolvidos.

 

Exemplos de conteúdo:

Seguem-se alguns exemplos de informação divulgada numa Intranet de uma Organização/ Empresa:

  • Normas gerais, procedimentos operacionais, regras de ISO/Qualidade;
  • Comunicações internas, jornal da empresa;
  • Comunicações de marketing (porte folio dos serviços, promoções, regras e prémios …) para seus parceiros e clientes (todos ou os principais/ individualizados…)
  • Documentação técnica, de marketing, de pós-venda, … disponível para o seu pessoal, para os seus parceiros ou mesmo para os seus clientes;
  • Áreas colaborativas de discussão de assuntos técnicos ou de procura de soluções para a empresa.

 

A melhoria no processamento da informação constitui um valor acrescentado para a organização e negócios da empresa.

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